Pelé, 81 anos: camisa 10 do Santos, primeira equipe brasileira a conquistar a Copa Libertadores


Assistiu: 688
Tempo de leitura:

Pelé, 81 anos: camisa 10 do Santos, primeira equipe brasileira a conquistar a Copa Libertadores

Pelé viu sua magnitude no Santos ganhar dimensões continentais a partir de 1962. Coube a ele ser o camisa 10 e condutor do primeiro clube brasileiro campeão da Copa Libertadores. Embora já o “Rei” já tivesse conquistado o bicampeonato mundial na Seleção Brasileira e conseguido, no Peixe, façanhas nacionais, o título intercontinental era muito esperado. 

A missão não foi fácil. O torneio era disputado de forma aguerrida pelas principais equipes do continente, que já davam muito valor à Libertadores. Além disto, para conquistar o primeiro título, Pelé teve o desafio de ajudar o Peixe a desbancar o então bicampeão da competição, o Peñarol (que vendeu caro o título).

A CAMPANHA

Na Fase de Grupos, o Santos não teve sustos n grupo com Cerro Porteño, do Paraguai, e Deportivo Municipal, da Bolívia. Foram três vitórias e um empate garantiram a primeira colocação na chave. Na semifinal, após o empate contra a Universidad Católica no Chile por 1 a 1, o Peixe conseguiu a vitória como mandante por 1 a 0.

Já contra o Peñarol, o título veio somente no jogo-desempate. O Peixe ficou mais próximo do troféu inédito ao vencer em Montevidéu por 2 a 1. No entanto, os uruguaios surpreenderam na Vila Belmiro ao conseguirem uma vitória por 3 a 2.

O jogo em Santos tinha sido muito tenso, a ponto do árbitro chileno Carlos Robles dar a partida como encerrada logo após o terceiro gol do Peñarol. A bola continuou rolando em caráter amistoso, quando o Peixe até empatou com Pagão. Só que o Apostas Online Brasil não valeu.

O terceiro e decisivo confronto aconteceu no estádio Monumental de Nuñez, na Argentina. Aí o Santos não deu chance para o rival. Com Pelé em campo, recuperado da lesão que o afastou logo no início da Copa do Mundo de 1962, a vitória veio por 3 a 0 com dois gols do “Rei”. Caetano, contra, fez o outro, e a Libertadores teve como destino o Brasil pela primeira vez.

Pelé e o Santos repetiriam a dose no ano seguinte, faturando o bicampeonato continental em 1963, ao superarem o Boca Juniors (ARG). Depois o Peixe alcançou o tri na competição em 2011, quando Neymar liderou a equipe ao título.

CAMPANHA DO SANTOS NA LIBERTADORES DE 1962

9 jogos
6 vitórias
2 empates
1 derrota
29 gols pró
11 gols contra
Artilheiro: Coutinho (6 gols)


Comentários

Adicione seu comentário...
Adicionar comentário

Postagens interessantes
1148
0
Influencer participou de um bate papo descontraído e falou sobre a experiência de conhecer as instalações do Vasco  Iran Ferreira, fenômeno que vem fazendo sucesso nas redes sociais como 'Luva de Pedreiro', foi ao Rio de Janeiro, tirou fotos com crianças, encontrou jogadores do Vasco e passo...
787
0
Tendo números regulares quando joga no Morumbi, Tricolor já tem cifras expressivas com bilheteria no torneio, no qual ainda faz quatro duelos em casa Desde quando voltou a contar com a presença de sua torcida no Morumbi, após um longo período de quase 20 meses de partidas com portões fechado...
963
0
Crespo mandou o time a campo com escalação inusitada e extremamente ofensiva, mas o jogo mudou após a expulsão de Rodrigo Nestor, ainda no primeiro tempo da partida ...