Como o Palmeiras pode superar dificuldades e ter um ano vitorioso?


Assistiu: 1262
Tempo de leitura:

Como o Palmeiras pode superar dificuldades e ter um ano vitorioso?

Time é um dos favoritos aos título do Brasileiro e da Libertadores

O Palmeiras é constantemente apontado como um dos melhores times do Brasil – quando não o melhor. Tais elogios não acontecem em vão, afinal, trata-se da equipe que tem o maior acordo de patrocínio do Brasil, alguns dos jogadores mais caros do país, além de também possuir grandes promessas que com certeza renderão muito aos cofres do clube quando forem negociadas.

Toda essa força do Palmeiras tem gerado resultados já há algum tempo, mas como o ano 2020 apresentou a temporada mais vitoriosa da equipe no século, as expectativas se tornaram ainda mais altas. A grande pressão por mais e mais títulos, no entanto, pode ser um obstáculo para o time em 2021.

Apesar de ter conquistado a Copa Libertadores da América (que não vencia desde 1999) e a Copa do Brasil, o time acabou ficando apenas com o vice da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. Mais recentemente, a perda da final do Campeonato Paulista para o São Paulo fez crescer uma pressão ainda maior no Palmeiras. A questão que fica, portanto, é a seguinte: como o Palmeiras pode superar toda essa pressão e entregar mais uma temporada vitoriosa para sua torcida? Analisamos alguns pontos que podem ajudar a entender como essa estratégia pode ser traçada.

Aprender com o passado

O torcedor palmeirense é conhecido por ser ansioso e passional. O termo “turma do amendoim” foi criado pelo ex-técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, para citar os torcedores que não se cansavam de criticar o tempo todo. O Palmeiras, mesmo com o título paulista do ano passado, foi bastante cornetado não só pela turma do amendoim, mas praticamente por toda a sua torcida ao longo do início do Campeonato Brasileiro de 2020. As críticas diziam respeito, sim, ao então técnico Vanderlei Luxemburgo, mas também a diversos outros jogadores como Raphael Veiga, Patrick de Paula e Rony, que hoje vive o seu melhor momento no Palmeiras. O que se dizia, na época, é que as críticas estavam acima da média e que os ânimos deveriam se acalmar. E quando isso aconteceu – após a chegada de Abel Ferreira – o time, de fato, se encontrou e conquistou dois grandes títulos.

Por isso, um dos obstáculos que o Palmeiras precisa saber enfrentar é a cobrança excessiva, mesmo apresentando bons resultados. É claro, o time ainda não conquistou nada nessa temporada, mas disputou 3 finais dentro de um calendário com jogos a cada 48 horas. Além disso, a equipe se classificou em primeiro lugar no seu grupo na Libertadores e possui uma das melhores campanhas do torneio.

Outra lição que o Palmeiras pode aprender com o passado é que a solução pode estar na base. Se na temporada anterior nomes como Danilo, Gabriel Menino e Wesley foram essenciais para as conquistas, jogadores como Renan e Giovani têm mostrado que o investimento que o Palmeiras tem feito nas categorias de formação podem sim gerar resultados. E quem sabe esses não são nomes para ajudar o time em mais conquistas nessa e nas próximas temporadas?

O trabalho psicológico

A questão psicológica é vista com cada vez mais importância pelo futebol moderno. Talvez seja por isso que o técnico Abel Ferreira tenha sido tão elogiado logo no início de seu trabalho, uma vez que, com pouquíssimo tempo para treinar, conseguiu fazer o time comprar suas ideias através do discurso. Mesmo assim, ninguém que faz apostas esportivas poderia dizer que o Palmeiras teria uma temporada de 2020 tão vitoriosa. E quando 2021 começou para o futebol brasileiro, as dificuldades continuaram e até mesmo se intensificaram: a pressão da torcida por resultados, jogos a cada 48 horas e decisões seguidas. A pergunta que fica é se a fórmula usada por Abel no ano passado pode gerar resultados mais uma vez. Mas isso só o tempo irá dizer.

Conteúdo publieditorial


Comentários

Adicione seu comentário...
Adicionar comentário

Posts relacionados