Vôlei se tornará esporte brasileiro dominante nos Jogos de Tóquio?


Assistiu: 840
Tempo de leitura:

Vôlei se tornará esporte brasileiro dominante nos Jogos de Tóquio?

Esporte tem a tradição de conquistar medalhas olímpicas

Quando alguém o questionar sobre o qual é o esporte brasileiro com mais conquistas e pódios olímpicos, já terá uma resposta pronta para dar: o vôlei. Na verdade, terá que juntar o vôlei de quadra, mas também o vôlei de praia para que essas duas variantes totalizem 23 medalhas olímpicas para o esporte brasileiro. Apenas o judô se consegue aproximar dessa incrível marca histórica: 22 medalhas no total.

Ora, tais números representam um claro domínio do vôlei brasileiro face a outros países. Por isso mesmo é que, por exemplo, serão poucas as apostas de voleibol de praia que vão contra as duplas brasileira. Uma vez que, historicamente, são raras as Olímpiadas em que pelo menos uma ou duas duplas brasileiras não conseguem trazer o ouro para o Brasil.

Com jogadores de alto renome, as expectativas para Tóquio 2021 estão mais altas do que nunca. Na verdade, atualmente, quando se avalia o topo do vôlei de quadra, bem como o de praia, a presença maioritária é brasileira. Desse jeito, para além do futebol, fica impossível negar que um dos esportes da nação é o vôlei.

O que se pode esperar do vôlei brasileiro nas Olímpiadas?

Se o número de 23 medalhas olímpicas na modalidade de vôlei já é um feito que poucos países conseguiram chegar perto, a verdade é que os profissionais do esporte, representando o país do outro lado do mundo, com certeza que vão querer aumentar essa contagem. Por exemplo, um pouco como acontece em todos os Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira masculina de vôlei é uma das claras favoritas.

O mesmo acaba acontecendo com a Seleção Brasileira feminina, apesar daqui ser um pouco mais equilibrado, uma vez que existem várias seleções europeias e asiáticas bastante fortes. Ainda assim, é de aguardar que o vôlei de praia continue sendo de intenso domínio brasileiro nesses próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021. Com duplas femininas praticamente imbatíveis, seria uma surpresa que esse número de 23 medalhas não pudesse se aproximar mais de umas históricas 30. Por exemplo, é impossível negar o favorito da dupla brasileira Ágatha e Duda. Sendo das melhores duplas do mundo, é de aguardar que as atletas consigam chegar na disputa acesa pelas medalhas. O mesmo acontece com várias duplas de vôlei de praia masculinas. Porém, existe cada vez mais competitividade nesse torneio olímpico, apesar do domínio ainda ser, maioritariamente, brasileiro.

Quais são os esportes que se seguem ao vôlei?

Tal como já foi realçado, o vôlei, juntando a quadra e o vôlei de praia, representam o esporte com maior número de medalhas olímpicas acumuladas para o esporte global no Brasil. Ainda assim, e apenas com uma medalha a menos, se encontra o judô – um dos esportes que mais ajudou o Brasil brilhando nas últimas Olímpiadas realizadas em casa, mais concretamente no Rio de Janeiro. Para além do judô, onde o Brasil é sempre um dos times mais fortes em toda a competição, esportes como a vela ou mesmo o próprio atletismo já têm ajudado muito para que o Brasil esteja conseguindo conquistar cada vez mais medalhas olímpicas por edição. O mesmo acaba acontecendo com a ginástica, ainda que o Brasil esteja longe de grandes potências mundiais como a China, Rússia ou Estados Unidos.

Em suma, tal como está comprovado historicamente, é de esperar que o vôlei seja um dos esportes que mais irá contribuir para o sucesso do Brasil nessas próximas Olímpiadas. Existindo uma enorme tradição e amor por esse esporte, com certeza que o vôlei brasileiro, tanto de quadra como de praia, continuará sendo a maior referência para os atletas de todo o mundo.

Conteúdo publieditorial


Comentários

Adicione seu comentário...
Adicionar comentário

Posts relacionados